05 / 05 / 20

Como se reinventar? Um passo a passo de como repensar seu modelo de negócio

Por Vanessa Nogueira

Existem mais problemas no mundo do que pessoas habilitadas a pensar soluções eficazes. Isso significa que sempre há um problema não resolvido aguardando por uma solução. SEMPRE. 

Essa é a razão da existência dos empreendedores. Empresas só têm sucesso quando conseguem resolver um problema real, de um jeito mais eficaz que a média, e de forma contínua. 

Dito isso, enquanto empresa, quando olhamos para um cenário de crise, é importante ter lucidez para enxergar que: 

    • O histórico de sucesso da minha empresa pode ajudar, mas não é suficiente para manter o status de melhor player do mercado. Ou seja, os problemas que eu me estruturei tantos anos para resolver – e que, portanto, eu já resolvia melhor do que qualquer outra empresa – não existem mais da forma como existiam, o que significa que eu provavelmente não sou mais o melhor player e terei que me adaptar.
    • Há uma gama de novos problemas surgindo fruto de tanta mudança.

Unir essas duas visões é o que permitirá a você se reinventar. É na crise que podemos encontrar o maior volume de problemas não resolvidos por metro quadrado. E é, portanto, durante esse período, que emergem as novas grandes empresas sobre as quais contaremos a história de sucesso dentro de 3 ou 5 anos.

Tenha isso em mente durante todos os passos para a reinvenção do seu negócio.

 

 

PASSO A PASSO PARA REINVENTAR A SUA EMPRESA

PRIMEIRO PASSO – Entenda seu status atual 

Pergunta: O problema da minha empresa é mercado ou modelo de negócio? 

Se você tem uma empresa que teve o faturamento drasticamente abalado pela crise há uma probabilidade muito alta de: 

    • O problema que você resolvia não existir mais. Ou seja, não há mais mercado para o seu produto porque não tem ninguém (ou tem muito pouca gente) que vê o problema que você resolve como grande o suficiente para pagar você para resolvê-lo.

                   OU

    • O problema que você resolvia ainda existir, mas a sua solução não ser mais suficientemente eficaz para resolvê-lo. Ou seja, você ainda tem mercado, mas seu modelo de negócio não serve mais.

O primeiro passo é você entender qual dos dois é o seu caso. 

SEGUNDO PASSO – Identifique novos problemas/novos hábitos de consumo 

Pergunta: Quais são os mercados/hábitos de consumo emergentes? 

Se no Passo 1 você identificou que seu problema é mercado, o seu exercício agora é achar um novo problema sem solução para resolver e criar um novo produto que apresente uma solução para esse problema que seja mais eficaz que a média.   

Se você identificou que o seu problema é modelo de negócio, é provável que você consiga manter o seu produto, mas tenha que repensar seus canais de distribuição, a estrutura da sua força de vendas e a forma como se relaciona e se posiciona frente aos seus clientes. 

Em ambos os casos, só há uma certeza: a resposta não estará dentro de escritório. Quanto mais conversas (podem ser virtuais) com os clientes – atuais ou potenciais – você tiver, melhor. Eles terão as respostas que você precisa. 

TERCEIRO PASSO – Mapeie quais são as principais forças do seu time e da sua empresa

Pergunta: O que nós, como empresa, sabemos fazer melhor que a média? 

Passando pelos passos 1 e 2, é possível que você tenha em mãos algumas opções de problemas para resolver ou diferentes modelos de negócio possíveis para se adaptar. Nessa hora, você precisa conhecer suas forças para escolher aquele problema ou modelo de negócio que você conseguirá executar com maior diferencial frente à concorrência. Isso fará diferença para o seu sucesso. 

Lembre-se que os três passos acontecerão em um cenário de contenção de custos. Você precisará a todo tempo fazer escolhas inteligentes sobre quais são os custos inegociáveis que você decidirá manter e que melhor servirão ao seu plano de reinvenção. 

A Think Again passou por esse processo recentemente e é um caso vivo da aplicação do passo a passo. Nosso produto carro chefe é uma imersão presencial de 3 dias. No nosso caso, o mercado permanece com o problema de capacitação para lideranças em ambiente de transformação, mas o nosso modelo não funciona mais para o momento. Entendemos que  ensino é a nossa especialidade e criamos um novo produto: o IMPLEMENTA, que visa ajudar as empresas a implementar os passos de 1 a 3 nas suas operações. 

Acompanhe nas nossas redes sociais o lançamento do produto e entre em contato se estiver precisando de ajuda para descobrir um novo mercado ou modelo de negócio. Podemos te ajudar a se reinventar! Vamos juntos!

Siga a Think Again também no Instagram e no LinkedIn para mais conteúdos como esse.
Conheça também a Imersão 3CDI e saiba como liderar empresas em transformação.